Braga é Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Media Arts. Desde 2017, integra uma rede internacional de cidades que colocam a criatividade no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico. É, atualmente a única cidade da Península Ibérica com esta distinção no domínio das Media Arts.
Entre as principais ações levadas a cabo no âmbito do seu plano de ação, destacam-se o o Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, um programa para a cidade, que visa potenciar a aquisição de competências no domínio da criação digital a públicos especializados e não-especializados, bem como alavancar ações de cariz inclusivo e participativo alicerçadas na relação entre arte e tecnologia, e o INDEX, bienal de Arte e Tecnologia de características únicas em Portugal, que visa estabelecer a cidade de Braga como uma referência internacional neste domínio.
Paralelamente, a Braga Media Arts é parceira do Mestrado em Media Arts da Universidade do Minho, participa ativamente num conjunto de redes internacionais e integra vários projetos com financiamento europeu associados a áreas como a literacia digital, a democracia nas populações jovens da Europa ou o New European Bauhaus.
Em 2024, Braga foi a cidade anfitriã da XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.